quinta-feira, 15 de junho de 2017

DDD - O Mapa



O Evans em seu livro, sugere esse mapa para demonstrar e explicar os principais elementos do DDD. Podemos dividir esse mapa em duas partes para entendê-lo melhor. Para isso, parta do elemento Model-Driven Desing e divida o mapa em duas partes: os elementos abaixo do model-driven design, e os elementos à cima.

Na parte de baixo do mapa, temos os elementos mais arquiteturais do DDD. Em DDD nós basicamente partimos de um Domínio, que é divido em Subdomínios, que serão implementados individualmente através de um Bounded Context. Teremos alguns Subdomínios especiais, como o Core Domain e o Shared Kernel. E tudo isso deve ser organizado através de um Mapa de Contexto, e sempre respeitando a tal da linguagem ubíqua (ou onipresente).

Na parte de cima temos os principais elementos e padrões utilizados na modelagem de um domínio. São as práticas mais próximas do nosso código. Através de uma arquitetura de camadas, modelamos nosso domínio com o uso de Entidades, Objetos de Valor e Agregações. Armazenamos e recuperamos dados através de Repositórios, e implementamos nossas regras de negócio com o uso de Serviços, Factories e Eventos.

Esse Mapa serve como um guia, e nos ajuda a entender como todos os conceitos sugeridos pelo DDD se relacionam. Cada um desses elementos é um capítulo à parte no DDD, e aos poucos pretendo abordá-los aqui nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário